quarta-feira, 26 de março de 2014

O Conceito de Justiça em Alice

A ideia de justiça no livro "A Alice no País das Maravilhas" nota-se fundamentalmente, na minha opinião, nos capítulos onze e doze. 

Nestes capítulos, o Valete é acusado de roubar as tartes da rainha de copas e apesar de não terem provas de ter sido ele, a rainha e o rei tentam incrimina-lo e condená-lo à morte. É aqui que se demonstra claramente os ideais de justiça neste livro, onde o juiz é o Rei e os jurados são animais que se comportam como humanos. 

Estes critérios são diferentes dos que usamos, pois este tribunal tem alguns traços de anarquia e há um grande abuso de poder como se vê em certos acontecimentos no livro, como as ameaças da rainha de copas e do rei às testemunhas.

Neste livro Alice deixa o seu confortável mundo e vai para um mundo inconsciente onde a sua imaginação e a fantasia, prevalecem, visto que esta história reflete as mudanças da adolescência bem como as crises emocionais e de identidade.

Na minha opinião, devemos alcançar aquilo a que temos direito, incluindo a nossa dignidade e existência como pessoas, mas também sermos capazes de aceitar a Realidade e o Mundo em que estamos inseridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário