sábado, 23 de novembro de 2013

Texto Autobiográfico: Um Exame de Piano

Existiu um momento na minha vida do qual nunca me vou esquecer. Este momento foi o meu primeiro exame de piano. Na altura já tocava piano há quatro anos e a minha professora propôs-me fazer um exame. Inicialmente não o queria fazer porque ia ficar nervosa mas depois pensei que seria uma experiencia diferente para evoluir.
Para fazer o exame de primeiro grau da Trinity College London tive de aprender três peças, escalas e exercícios. Estudei durante meses para aquele dia! Lembro-me de pensar quem seria a pessoa que me haveria que avaliar ou se a meio da audição fizesse um erro...bem, nem me lembro se cheguei a fazer algum erro.
Um mês antes do exame existiu uma espécie de simulação, esta simulação não correu como eu esperava, fiquei muito nervosa e tive de começar uma das três peças de novo. No dia seguinte passei a maior parte do dia a estudar essa peça. Na ultima aula antes do exame perguntei à minha professora como é que seria se errasse alguma nota, ela respondeu que se me enganasse o melhor era respirar fundo e fingir que não tinha acontecido nada. No final dessa aula deu-me um último conselho, não tocar piano no dia anterior ao exame.
No dia anterior não tinha dormido muito bem por causa dos nervos, passei o dia todo a pensar como seria o exame. Nesse dia não toquei no piano como me foi recomendado. Antes de me ir deitar pensei para mim mesma, ”amanhã por esta hora já fiz o exame”.
No dia do exame acordei, fui para a escola e a meio de uma aula fui-me embora todos me desejaram boa sorte. A minha mãe foi-me buscar e fomos diretamente para a minha escola de música. Quando entrei vi logo a minha professora que me disse que o examinador era muito simpático e sabia falar um pouco de espanhol. Esperei vinte minutos e a minha mãe fez-me uma traça para o cabelo não me ir para a cara. Antes de entrar na sala estava muito nervosa, não me lembro de outro momento na minha vida em que tenha estado tão nervosa. Quando a minha colega que tinha tido exame antes de mim saiu disse-me que o examinador era muito simpático e desejou-me boa sorte.
Quando entrei reparei que a sala, que costumava estar cheia de cadeiras, estava vazia e apenas tinha um piano e uma secretária. A primeira coisa que ouvi foi um ”bom dia” com um sotaque britânico. Respondi com outro bom dia e sentei-me em frente ao piano, pus as pautas à minha frente. Comecei com as três peças, depois algumas da escalas e exercícios. A parte mais difícil já tinha passado, só faltava o teste oral. Após ter feito tudo, esperei que o examinador somasse os pontos e me mandasse embora. Pareceu uma eternidade mas antes de sair perguntou-me se tinha corrido bem  eu respondi que sim e ele respondeu que também achava o mesmo. Sai da sal e desejei-lhe o resto de um bom dia.
Quando fui ter com a minha mãe e a minha professora a primeira coisa que fizeram foi perguntar-me como tinha corrido e eu disse que tinha corrido bem, mas estava quase a chorar. Elas disseram-me para ir lavar a cara que depois continuava-mos a conversa quando estivesse mais calma. Fui lavar a cara e quando voltei fui almoçar. Nesse dia tinha tarde livre por isso fui almoçar fora.
Durante o almoço a minha mãe perguntou-me porque é que estava quase a chorar depois do exame e respondi que não sabia porque é que tinha reagido daquela maneira. Hoje acho que foi porque tinha trabalhado tanto para aquele momento e tinha sido tudo tão rápido. Acho que por vezes os momentos curtos são tão particulares que passam a ser inesquecíveis pelo seu significado todo. Aquele momento foi fruto de tanto trabalho como nunca tinha tido na minha vida.
Senti-me muito orgulhosa no mês seguinte quando soube que tinha passado com mérito!

   

Sem comentários:

Enviar um comentário