quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Eurico o Presbítero

Autor: Alexandre Herculano


A história passa-se no inicio do séc. VIII na Espanha Visigótica. Eurico, Teodemiro e Vitiza (imperador do reino) lutam juntos contra os povos do norte da Península Ibérica. Após a sua vitória em combate, Eurico pede ao duque Fávila a sua filha em casamento. Fávila não aceita o seu pedido pois este era de uma classe social inferior. Eurico ao saber a notícia pensa que Hermengarda não o ama e entrega-se ao sacerdócio tornando-se o presbítero de Carteia.

Eurico passa a ter uma vida religiosa e escreve vários poemas para se tentar esquecer de Hermengarda mas e impossível esquecer tal amor.

Mais tarde Eurico descobre que os Árabes invadiram a Península Ibérica. Assim Eurico decide dedicar-se a combater o avanço árabe. Primeiro avisa Teodemirro, oseu companheiro de batalha e mais tarde durante uma batalha Eurico transforma-se no cavaleiro negro que luta de maneira heroica. Este ato dá forças aos Godos que começam a dominar a batalha. Mas os filhos do imperador, Ebas e Sisibuto traem o seu povo com intenções de ganhar o trono. Com esta traição o domínio no combate volta a ser dos Árabes. Rodemiro morre e Teodemiro passa a liderar o povo godo.

            Entretanto Hermengarda está no mosteiro da virgem Dolorosa quando é atacado pelos Árabes que a raptam. Mais tarde o cavaleiro negro consegue salva-la e lava-la para as montanhas das Astúrias onde o irmão de Hermengarda está refugiado após a luta contra os Árabes, Teodemiro aceita as condições de paz que lha são propostas e o resto da Península Ibérica, menos as Astúrias, trona-se território árabe.
                 
            Já em segurança na gruta de Corvadonga, Eurico fica a saber que na realidade Hermengarda o ama. No entanto Eurico sabe que o seu amor é impossivel devido às suas condições religiosas. Com isto e ciente das suas obrigações, parte para uma batalha onde se deixa morrer e Hermengarda enlouquece.

           

           

            Uma parte importante desta obra é a noção de compromisso. Eurico nunca falta às suas obrigações religiosas, mesmo depois de saber que o seu amor era correspondido. Esta noção é importante porque comprova que Eurico era um ser extraordinário porque teve a noção de que se tinha comprometido no passado e que agora não podia quebrar as promessas antes feitas. Eurico abdicou do seu amor por Hermengarda por isso perdeu a vontade de viver. Por vezes existem momentos na vida onde fazemos escolhas que são eternas e às quais nos temos de manter fieis. Podemos sempre arrependermo-nos das escolhas que fazemos. Por isso antes de as fazermos temos de pensar em todas a consequências porque muitas vezes são estas escolhas que nos definem a vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário