domingo, 1 de dezembro de 2013

Quem é Alice?

       A personagem Alice do conto 'As aventuras de Alice no país das Maravilhas' é uma personagem especial. Esta menina que dá vida à história é repleta de imaginação, devaneios e paixão. Como esta obra é um conto de fadas e uma história para crianças os acontecimentos assumem uma posição incomum e Alice caracteriza-se por ser alegre, ingénua e aventureira. Como não sabe equilibrar a realização dos seus sonhos com a verdadeira realidade Alice é despertada por um forte sentimento de curiosidade tal como podemos observar logo no inicio da história: ao observar um coelho fora do normal, esta não se assusta nem se espanta apenas se limita a persegui-lo para ver até onde ele a leva.
Sem quaisquer hesitações Alice depara-se com um grande e longo buraco negro, para onde saltara o coelho, e salta para lá também determinada a saber para onde o Coelho se dirigia. Qualquer criança nesta situação não teria saltado mas sim recuado com medo. A partir deste momento Alice entra num mundo imaginário onde tudo parece estar virado ao contrário, a realidade que ela conhece transforma-se num inconsciente confuso e desordenado. Não mostrando medo ao deparar-se com o obstáculo que encontra (buraco) esta criança torna-se numa personagem peculiar, conotada como sendo descontraída e corajosa.
Ao chegar ao fim do buraco Alice levanta-se de imediato tentando acompanhar o coelho mas como por magia este desaparecera e Alice ficara agora sozinha e perdida neste novo mundo. Mais uma vez, demonstra a sua valentia ao enfrentar os obstáculos que vão aparecendo, tais como as alterações de tamanho que vai sofrendo ao ingerir o que magicamente lhe aparece, o bolo e a bebida.
Alice, neste capitulo, explora as suas capacidades enquanto impõe novas circunstâncias daí ser dito que esta criança não é igual às outras, é despertado em si a postura de uma heroína, e nem mesmo a sua constante crise de identidade a impede de continuar, questionando-se e desejando mudar o seu tamanho para ultrapassar os obstáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário