quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Texto argumentativo

O Desinteresse do Direito ao Voto por Parte dos Jovens

No site do Governo de Portugal está: “O Voto é a forma encontrada pelos regimes democráticos para os cidadãos exprimirem as suas escolhas políticas, sociais ou morais. Neste texto vou criticar o desinteresse dos jovens em relação ao direito ao voto. Após o 18º aniversário qualquer cidadão português pode e deve votar.
Se votar é um direito porque não usufruir dele? Hoje em dia é considerado uma ”seca” prestar atenção as noticias ou interessar-se por questões relacionadas com política. Talvez por este desinteresse os jovens não votem.
Durante anos Portugal viveu num regime opressivo, neste tempo a opinião do povo não tinha valor. Após o 25 de Abril Portugal mudou e o voto passou a ser um direito do povo português. Houve tanta luta pelo direito da palavra e agora como é algo adquirido não se dá valor. As mulheres lutaram anos pelo direito ao voto e pela igualdade dos sexos, hoje que têm esse direito não se interessam.
Na minha opinião ao não votar estarei a desrespeitar e ignorar todos os que lutaram para que hoje o pudéssemos fazer.
Quando alguém se justifica e diz que não vai votar nem se interessa pela política porque os representantes do governo não fazem nada a favor a não ser deles próprios, na minha opinião, é errado. Ao não votar não pode demostrar o seu descontentamento. Se votar em branco compreende-se que não é a favor de nenhuma das opções.
Pode afirmar-se que ao não votar estou a exercer o meu direito de não votar pois não é obrigatório. Neste caso penso que cada um tem o direito de ter a sua opinião e que deveria interessar-se por exprimi-la. Já que o voto é dos meios mais fáceis para exprimir uma opinião deveria ser utilizado por todos os portugueses.
Este desinteresse ao voto particularmente vindo da parte dos jovens é muito comum. Penso que os jovens não têm curiosidade em relação a algo de que ouvem falar tão mal. Todos os dias se critica o governo e os seus representantes, não estou a afirmar que não é correto. Pelo contrario, quero reforçar que ao ouvir estas críticas os jovens deveriam interessar-se em saber as suas causas. Desta maneira poderiam formar uma opinião o que infelizmente não acontece. A maioria dos jovens não tem uma opinião formada acerca dos assuntos relacionados com a política. Para os jovens é aborrecido e muito trabalhoso formar uma opinião acerca de algo porque requer pesquisa. Talvez isto aconteça porque hoje é-nos fornecido tudo sem esforço e não nos interessamos em saber mais, assim os jovens passam a ter uma cultura muito superficial. O que é prejudicial para o futuro da comunidade portuguesa.

Concluo que os jovens deveriam interessar-se no máximo de assuntos, deste modo estariam a contribuir para a formação de uma geração mais culta. Gostaria que a minha geração no futuro não fosse conhecida como as geração dos computadores, dos telemóveis e do facebook. Talvez este interesse comece no voto. Se um jovem se interessar pelos seus direitos talvez passe a interessar-se por outros assuntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário